BLOG

BLOG e NOTÍCIAS

Blog Single Image

Snapchat para marcas

Segundo dados lançados pela própria empresa, a rede social Snapchat já tem mais de 200 milhões de usuários ativos por mês a nível mundial e uma projeção de faturamento anual de 100 milhões de dólares. Os principais usuários tem entre 13 e 35 anos de idade, e 70% do público pertence ao sexo feminino.

Deste modo, o Snapchat é mais um aplicativo que está em alta e está sendo explorado pelas grandes marcas, a vantagem é o contato instantâneo e direto principalmente com o público mais jovem.

O aplicativo funciona com a lógica de mensagens, fotos e vídeos autodestrutíveis que podem ser vistos por até 10 segundos e depois desaparecem (a não ser que estejam publicados na história, esses ficam até 24h). Para enviar as mensagens, você tem três opções: escolher um destinatário específico, fazer uma lista de destinatários ou deixar na “Minha história”.

É uma oportunidade para as marcas se aproximarem de seus seguidores devido à instantaneidade das mensagens. Além da principal função de fotos e vídeos, há a possibilidade de agregar texto, cores, desenhos e filtros que permitem que a comunicação tenha um tom de humor e criatividade. Funções não vistas antes em outras redes sociais populares.

 

COMO INTEGRAR O SNAPCHAT A SUA ESTRATÉGIA DE MARKETING?

 

O mais importante para uma marca que deseja utilizar o Snapchat é se mostrar próximo e amigável com a comunidade, além da comunicação básica e simples (promoções de caráter comercial), dar um espaço mais intimo em relação à marca com o consumidor.

Muitas empresas centram a comunicação em mostrar somente seus produtos e serviços, a qual em alguns casos pode não ser muito atrativa. É uma plataforma ideal para mostrar o dia a dia dos membros da equipe de trabalho e permitir que seus clientes conheçam o ambiente interno da empresa, momentos rotineiros que sejam divertidos que vão além de negócios.

É importante também divulgar o perfil nas outras redes sociais, como Facebook e Instagram e lembrar os usuários quando uma ação estiver prestes a ser lançada. As estratégias também consistem em fazer ações promocionais interativas, postar lançamento de produtos, teasers do processo de fabricação ou criação, e até um vídeo “ao vivo” durante um evento importante.

 

MARCAS QUE ESTÃO CRIANDO BOAS ESTRATÉGIAS NO APLICATIVO:

 

Heinekein

 

imagem heinekein
Durante um grande festival de música nos Estados Unidos, a famosa marca de cerveja Heinekein enviou para seus seguidores snaps de pistas com possíveis shows surpresas que aconteceriam no Coachella, os usuários que responderam com a resposta certa, ganharam entrada exclusiva para um espaço patrocinado pela empresa no evento.

 

Tacobell

 

TacoBell-Snap

 

O famoso fastfood de comida mexicana foi um dos pioneiros no snapchat. Trabalham de forma interativa por meio de Storytelling e desafios, além de lançarem produtos em primeira mão pelo aplicativo de forma divertida.

 

BurguerKing

 

bk-snap

 

Também trabalham por meio de Storytelling rindo de coisas cotidianas. Os snaps de lanches e milkshakes são os que mais fazem sucesso.

 

Absolut

 

absolut

 

A marca fez uma ação no Snapchat convidando o público para acompanhar o lançamento de uma nova edição da bebida. Ao adicionar o perfil, os fãs puderam acompanhar o processo de desenvolvimento da garrafa criada pelo ilustrador Rafael Grampá.

COMENTÁRIOS