BLOG

NOTÍCIAS

Blog Single Image

Nova tecnologia promete fazer bateria durar 4x mais

Pesquisadores da China e dos EUA fizeram um grande avanço nas pesquisas sobre tecnologia envolvendo produção de baterias para smartphones que, no futuro, pode estender a vida útil desses dispositivos em até 4 vezes. Curiosamente, os pesquisadores descobriram por acaso um processo que multiplica a carga do aparelho.
Enquanto estudavam uma forma de remover um revestimento de óxido que se forma quimicamente em nano partículas de alumínio, eles descobriram que esse mesmo revestimento podia ser usado para revestir o grafite que compõe grande parte das baterias, protegendo o material contra as variações sofridas ao longo das recargas
São os ânodos de grafite que se expandem e se contraem cada vem que um ciclo de carga na bateria é completado, reduzindo assim a vida útil do material. Embora haja um decréscimo relativamente rápido, ele ainda é o melhor componente condutor de eletricidade na estrutura das baterias de lítio.
Apesar do resultado promissor da pesquisa, ainda vai demorar para que a adaptação química na tecnologia de baterias chegue ao mercado, pois ela precisa ser testada numa escala industrial de produção. Entretanto, cientistas estão entusiasmados com a descoberta já que poderão aplicar essa técnica também na produção de baterias industriais e automotivas.
Fonte: Tech Radar, Olhar Digital

COMENTÁRIOS