BLOG

NOTÍCIAS

Blog Single Image

Facebook cria ferramenta para evitar clonagem e falsificação de perfis

O Facebook anunciou, em reportagem, que começou a testar uma ferramenta de alertas automáticos sempre que detectar novas contas que estejam usando dados cadastrais de usuários da rede, se passando por eles, ou clonando posts e imagens.

Segundo Antigone Davis, chefe de segurança global no Facebook, a ideia é permitir que os usuários possam agir rápido para preservarem sua identidade online. Perfis suspeitos, apontados pela ferramenta, terão que ser verificados manualmente pela equipe da rede social, como já acontece hoje. A intenção é a de evitar que a ferramenta erre e aponte um perfil original como sendo uma cópia (clone) ou um falso perfil.

A ferramenta utiliza algoritmos de reconhecimento de imagem para detectar as possíveis cópias.

Antigone Davis disse que uma das motivações para a criação do sistema foi a queixa de muitas mulheres vitimas de assédio que tiveram suas imagens utilizadas por falsos perfis.

Nessa mesma linha, o Facebook está desenvolvendo duas ferramentas de segurança: novas formas de notificação de imagens íntimas não consensuais e um recurso de foto checkup, que permite reportar a divulgação indevida de imagens íntimas. Quando alguém relatar nudez no Facebook, terá a opção de não só relatar a foto como inadequada, como identificar-se como sujeito da foto.

De acordo com a assessoria do Facebook aqui no Brasil, o recurso de identificação e notificação de perfis falsos já está em testes desde o fim do ano passado, com feedbacks positivos. E será liberado para todos os usuários em breve.

 

Fonte: Terra

COMENTÁRIOS