BLOG

NOTÍCIAS

Blog Single Image

Brasileiro está mais mal educado com uso de smartphones

Você já foi ignorado por alguém que estava encarando a tela do smartphone? Você não é o único. Uma pesquisa divulgada hoje pelo Google Brasil mostra que os brasileiros estão cada vez mais mal educados devido ao uso intenso de dispositivos móveis.

O estudo revela que 69% dos usuários de smartphones pegam o aparelho no meio de uma conversa. O motivo? Eles querem saber mais informações sobre algo que foi dito no bate-papo ao vivo.

A pesquisa faz parte do programa “Micro-momentos” do Google, que tem como objetivo entender o novo comportamento do consumidor. Ela foi realizada entre junho e agosto de 2015 e entrevistou mais de 1.200 usuários de smartphones. Todos tinham idade entre 14 e 54 anos e eram das classes A, B e C das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste.
ADVERTISEMENT

Ainda segundo o estudo, o tempo que as pessoas passam na internet em dispositivos móveis aumentou 112% no último ano.

De acordo com o Google, em cinco anos houve um aumento de quase dez vezes no número de brasileiros que acessam a internet pelo celular. Em 2015, são 93 milhões de pessoas, contra 10 milhões em 2010.
YouTube é o foco

Segundo Fábio Coelho, presidente do Google no Brasil, a principal diferença entre o consumidor brasileiro e de outros mercados é o uso do YouTube. “O brasileiro consome e posta muitos vídeos na plataforma, pois ele é hipersocial”, disse.

Coelho afirmou que o Brasil é um dos principais mercados do YouTube no mundo. “Com a ascensão econômica da classe C, a nossa plataforma de vídeos no Brasil aumentou consideravelmente, virou nosso foco”, conta o presidente.

Houve um aumento de 72% em buscas relacionadas a “como fazer” no YouTube. Isso significa que os brasileiros estão utilizando a plataforma de vídeos para aprender coisas.

De acordo com a pesquisa, no primeiro semestre de 2015, brasileiros viram mais de 2 milhões de horas desse tipo de conteúdo — metade desse tempo foi gasto em smartphones e tablets.

Mais resultados da pesquisa

O Google também detalhou como o brasileiro usa a internet móvel para fazer compras — ou durante uma compra. Segundo o estudo, 74% dos usuários de smartphones usam seus dispositivos enquanto estão em uma loja física para buscas mais informações sobre qual item comprar.

Além disso, 80% dos usuários de smartphones no Brasil usam o aparelho para obter informação sobre a compra de um produto ou serviço. Outro dado interessante é que 33% dos consumidores informam ter feito uma compra durante a jornada de trabalho.

Para ajudar as empresas brasileiras a entenderem melhor seu público, a empresa lançou o site thinkwithgoogle.com.br. Nele, é possível ler mais de 200 artigos com dicas para melhorar o posicionamento virtual das companhias. Segundo Coelho, cerca de 4 artigos serão postados semanalmente.

COMENTÁRIOS