BLOG

NOTÍCIAS

Blog Single Image

15 truques para agilizar suas pesquisas no Google

 

Além de buscar conteúdo em sites, a barra de pesquisa do Google oferece outros serviços, como mostrar hora local, resultado de jogos de futebol e até os principais pontos turísticos de uma cidade.

 

1. Pesquisa a partir de uma imagem

 

1
Você está navegando no Facebook e encontra a imagem de uma paisagem linda. Não faz ideia de onde fica? Uma saída é perguntar para o Google, que trará uma lista de links relacionados e imagens parecidas com a buscada. Comece copiando a imagem (clique com o botão direito sobre ela e escolha “Salvar Como” ou “Copiar Link”), vá em www.google.com.br/images e cole a URL ou escolha a imagem do desktop.

 

2. Resultado do último jogo do seu time

2

Para saber rapidamente qual foi o resultado do último jogo do seu time, apenas digite o nome do clube na barra de buscas do Google. O único problema é que o serviço não funciona para times que tem o mesmo nome que uma cidade (ex: São Paulo). Neste caso, é preciso usar a sigla do time (ex: SPFC).

 

3. Hora local

3

Para saber a hora local de qualquer cidade, basta digitar “horário local nome da cidade” ou “local time nome da cidade”.

 

4. Tempo e temperatura

4

Para checar a previsão do tempo de qualquer cidade do mundo, não é preciso acessar sites meteorológicos. Ao digitar “wheater nome da cidade, país”, o buscador mostra o tempo, temperatura e previsão para toda a semana.

 

5. O que fazer em uma cidade

5

Para turistas que decidem pesquisar o que fazer em cima da hora, uma dica é digitar “nome da cidade atrações” na barra de busca. Automaticamente, o Google trará uma lista com fotos e descrições dos principais pontos turísticos do local pesquisado.

 

6. Dicionário online

6

Quer saber qual é o significado de uma palavra rapidamente? Digite “define: palavra”.

 

7. Conversões automáticas

7

Em vez de procurar um site que oferece conversão de moeda, pesos ou distâncias introduza a conversão que deseja diretamente no Google. Por exemplo: “litros para mililitros”, “real para euro”.

 

8. Calculadora

8

É possível fazer operações matemáticas simples e complexas direto no campo de busca do Google. Digite os valores e fique atento aos símbolos de multiplicação (*) e divisão (/). Por exemplo: 500/5.

 

9. Fatos entre dois períodos pré-estabelecidos ou faixa de preço

9

Imagine que você precisa pesquisar todas as guerras que aconteceram no mundo entre 1500 e 1700 ou precisa de um laptop novo, mas não quer pagar mais que R$ 4.000. Para restringir a pesquisa, use dois pontos seguidos (..) entre os valores.

 

10. Maratona ou corrida?

10

Quando o mesmo assunto possui diversas palavras que remetem a ele, a dica é usar a palavra OR (ou, em inglês) entre os termos.

 

11. Til (~) para palavras semelhantes

11

Se colocado em frente a uma palavra, sem espaço, os resultados incluem palavras semelhantes (ex: exibirá “celulares” quando a palavra digitada foi “smartphones”.

 

12. Exclua termos

12

Ao usar uma palavra que tem a mesma grafia, mas dois significados diferentes, utilize o sinal de menos do teclado (-) para eliminar o resultado indesejado. Por exemplo: se você quer pesquisar “manga”, mas não quer que resultados relacionados à fruta apareçam, digite manga -fruta.

 

13. Bloquear conteúdo adulto

13

É possível impedir que imagens inadequadas ou explícitas apareçam nos resultados da pesquisa usando o recurso SaveSearch. Para habilitá-lo no computador, vá em http://www.google.com/preferences e marque a opção “Ativar o SaferSearch”.

 

14. Refine o tipo de imagem buscada

14

Para determinar o tamanho da imagem, tipo de licença de uso e até mesmo quais cores devem aparecer predominantemente, digite o termo buscado, vá em Imagens > Ferramentas de pesquisa e, em seguida, determine quais filtros deseja usar.

 

15. Não ver resultados sugeridos à medida que você digita

15

À medida que você começa a digitar sua pesquisa, o Google prevê o que você está buscando e começa a mostrar resultados para a pesquisa. Para desabilitar a função, acesse “Configurações de Pesquisa” (https://www.google.com/preferences) e habilite a função “Nunca mostrar resultados do Instant”.

 

Fonte: UOL

 

 

 

 

 

COMENTÁRIOS